Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pós-Graduação em Psicologia

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia conta com três linhas de pesquisas:

  • Teorias e Práticas da Psicanálise: objetiva realizar estudos da dimensão inconsciente dos processos de constituição psíquica e da sociabilidade humana, a partir da discussão de aspectos teóricos, metodológicos e clínicos da Psicanálise. Compreende também estudos envolvendo o diálogo da Psicanálise com as Ciências Médicas e Humanas, o campo da Cultura e seus desdobramentos.

Professores responsáveis: Laéria Bezerra Fontenele, Karla Patrícia Holanda Martins, Caciana Linhares Pereira e Fabiano Chagas Rabêlo.

  • Subjetividade e Crítica do Contemporâneo: esta linha de pesquisa compreende a subjetividade enquanto um processo operado por múltiplos vetores e se dedica ao estudo da produção de subjetividades na sociedade e cultura hodiernas, estabelecendo uma crítica do contemporâneo a partir do campo da Psicologia Social. Seu foco são as tecnologias, as instituições, as políticas públicas (educação, saúde, assistência social, dentre outras), as artes e a estética, pensando questões relativas ao corpo, ao gênero e à sexualidade, à raça, à classe, à saúde mental e suas interseccionalidades, por meio da composição e análise de narrativas, análise de discursos, análise de imagens e pesquisas participativas.

Professores responsáveis: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco, Aluísio Ferreira de Lima, Emanuel Meireles Vieira, Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, João Paulo Sales Macedo, Luciana Lobo Miranda, Mariana Tavares Cavalcanti Liberato, Paulo Coelho Castelo Branco, Ricardo Pimentel Méllo e Vládia Jamile dos Santos Jucá.

  • Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais: esta linha congrega, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em Psicologia Social, pesquisas acerca de situações de vulnerabilização social e dos processos psicossociais que lhes são concernentes, em suas interfaces com: trabalho, organizações, pobreza, juventudes, violências, relações socioambientais e políticas públicas. Os estudos envolvem, direta ou indiretamente, grupos em condições de desigualdades social, com ênfase na transformação social.

Professores responsáveis: Cássio Adriano Bráz de Aquino, Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro,  James Ferreira Moura Júnior, João Paulo Pereira Barros, Lucila Moraes Cardoso, Nara Maria Forte Diogo, Verônica Morais Ximenes, Walberto Silva dos Santos e Zulmira Áurea Cruz Bomfim.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo