Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pós-Graduação em Psicologia

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia conta com três linhas de pesquisas:

  • Teorias e Práticas da Psicanálise: objetiva realizar estudos da dimensão inconsciente dos processos de constituição psíquica e da sociabilidade humana, a partir da discussão de aspectos teóricos, metodológicos e clínicos da Psicanálise. Compreende também estudos envolvendo o diálogo da Psicanálise com as Ciências Médicas e Humanas, o campo da Cultura e seus desdobramentos.

Professores responsáveis: Laéria Bezerra Fontenele, Karla Patrícia Holanda Martins e Caciana Linhares Pereira .

  • Subjetividade e Crítica do Contemporâneo: esta linha de pesquisa compreende a subjetividade enquanto um processo operado por múltiplos vetores e se dedica ao estudo da produção de subjetividades na sociedade e cultura hodiernas, estabelecendo uma crítica do contemporâneo a partir do campo da Psicologia Social. Seu foco são as tecnologias, as instituições, as políticas públicas (educação, saúde, assistência social, dentre outras), as artes e a estética, pensando questões relativas ao corpo, ao gênero e à sexualidade, à raça, à classe, à saúde mental e suas interseccionalidades, por meio da composição e análise de narrativas, análise de discursos, análise de imagens e pesquisas participativas.

Professores responsáveis: Aluísio Ferreira de Lima, Emanuel Meireles Vieira, João Paulo Sales Macedo, Luciana Lobo Miranda, Mariana Tavares Cavalcanti Liberato, Paulo Coelho Castelo Branco, Ricardo Pimentel Méllo e Vládia Jamile dos Santos Jucá.

  • Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais: esta linha congrega, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em Psicologia Social, pesquisas acerca de situações de vulnerabilização social e dos processos psicossociais que lhes são concernentes, em suas interfaces com: trabalho, organizações, pobreza, juventudes, violências, relações socioambientais e políticas públicas. Os estudos envolvem, direta ou indiretamente, grupos em condições de desigualdades social, com ênfase na transformação social.

Professores responsáveis: Cássio Adriano Bráz de Aquino, James Ferreira Moura Júnior, João Paulo Pereira Barros, Lucila Moraes Cardoso, Verônica Morais Ximenes, Walberto Silva dos Santos e Zulmira Áurea Cruz Bomfim.

Acessar Ir para o topo